segunda-feira, 27 de setembro de 2010

GP Cingapura

O final de semana começou com o já esperado domínio da Red Bull, Mark Webber liderou o primeiro treino na sexta, mas logo foi dominado por Vettel, o alemão liderou com folgas, sobre outros pilotos menos felizes que não dispunham de um Red Bull, de 1 segundo no segundo treino para Hamilton e 6 décimos no terceiro treino para Alonso este já no sábado à tarde em Cingapura.

Alonso conseguiu mudar seu destino já no sábado, conquistando a pole.
A expectativa para o treino oficial era de que Vettel conseguisse facilmente a pole, mas não foi bem assim. Antes no Q1, a sorte não sorria para Felipe Massa, como vem sendo a regra neste ano, o carro teve um problema de câmbio e Felipe, parado no meio da pista ficou fora do treino logo no inicio. Os outros 5 pilotos que disputam o título passaram sem maiores problemas ao Q2, e a se destacar a performance de Nick Heidfeld, retornando a Formula 1 foi décimo segundo colocado a frente do badalado Kobayashi. Nico Hulkenberg, melhorando a cada dia, passou para o Q2 em quinto lugar, superando Rubens Barrichello que ficou em oitavo, apesar disso, não passou do Q2, e viu um inspirado Barrichello indo para o Q3.

Todos os frequentadores do Q3 passaram sem problemas, apenas Alonso saiu do box na primeira volta, com um acerto de motor errado, mas depois de corrigido o problema Alonso passou para o Q3 em segundo lugar a 2 décimos de Vettel.

Pressão total no Q3, Sebastian Vettel sabia que precisava da pole para conseguir desenhar um cenário favorável ao seu campeonato, afinal era o primeiro passo para os 25 pontos extremamente nescessários no campeonato. Mas a frieza e o talento de Fernando Alonso falaram mais alto, com uma volta perfeita, o espanhol conseguiu a segunda pole no ano, Vettel abusou da pista, tocou o muro algumas vezes e não conseguiu superar Fernando, ficando com a segunda posição, seguido das Mclaren's em seu limite, com Hamilton e Button. Na terceira fila partiriam o líder do mundial Mark Webber e Rubens Barrichello com grandes expectativas.

Agora era esperar a noite cair novamente.

Alonso vai com tudo pra cima de Vettel
Quando as luzes se apagaram, iniciando o terceiro GP de Cingapura da história, Sebastian Vettel foi com tudo para tentar ultrapassar Fernando Alonso, mas Fernando um tanto quanto desonesto jogou o carro em cima de Vettel, durante a corrida Vettel chegou a dizer pelo rádio que o carro estava ótimo, o que deixava a expectativa de um ataque por parte do alemão, não aconteceu, Fernado partiu assim para sua quarta vitória no ano.

Foi assim a corrida toda, Alonso seguido de Vettel.
Fora a briga pela vitória, tivemos ótimos lances, motivados pela presença do safety car logo na terceira volta, muitos carros foram aos boxes para trocar pneus e seguir até o fim, dentre eles o líder do mundial Mark Webber, essa estratégia, somada a várias ultrapassagens que o australiano fez durante a corrida, entre elas, uma sobre Hamilton, que mostrou o quanto Webber quer ser campeão este ano, lhe renderam o podium e mais folga na liderança do mundial.

Hamilton tentando recuperar a posição sobre Webber, o inglês acabou fora da corrida.
Michael Schumacher também participou de alguns lances, bateu com Kobayashi e também com Buemi, neste último, avariando o bico e proporcionando um show de faíscas.Felipe Massa havia parado nos pits antes do safety car, arriscando tudo em uma estratégia maluca, conseguiu o décimo lugar e 1 ponto. Rubens Barrichello que perdeu posições na largada para Kubica e Rosberg, recuperou apenas uma, a de Kubica e terminou a prova em sexto lugar, mais pontos para um campeonato digno do veterano brasileiro, o polonês, apesar de uma parada extra, deu um show na pista, ultrapassou Buemi, Petrov e Massa para somar mais pontos.

Ao final, Vettel aceitou a derrota, disse "torci a corrida toda pra ele bater, mas ele não bateu."
O GP de Cingapura deste ano surpreendeu, foi marcado não somente pelo visual noturno, podemos dizer que vimos uma corrida de verdade, com uma vitória esportiva e sem manipulações, vitória do esporte e da Formula 1!

Nenhum comentário:

Postar um comentário