quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ESPECIAL Carros da década #4

Chegamos hoje em nosso especial, aos anos 80, o carro que conheceremos hoje foi o responsável por dar o primeiro título a Alain Prost e fazer um campeão francês depois de 30 anos de espera, além de ser o estopim para o dominio avassalador da Mclaren, de 84 a 91 foram sete títulos mundiais em uma saga que nunca havia se visto na Formula 1.

A Marselhesa, finalmente.



Naquele dia, bastava que Prost marcasse os dois pontos de um quinto lugar para se sagrar campeão mundial com duas corridas de antecipação e derrotar seu grande ríval, Michelle Alboreto, da Ferrari. Colocado no lado externo da terceira fila do grid, ele evitou Rosberg da Williams que largou mal, tomou a trajetória interna, reposicionou seu Mclaren mas fechou a primeira volta em decimo quarto lugar. E terminou a corrida em quarto... "Eu estava com raiva, quase mordendo o volante. Esses três pontos me custaram um esforço impressionante. Mas conquistei o campeonato mundial".

Prost na Mclaren em 1985
Em 1985,a Formula 1 vinha sendo dominada havia três anos pelos carros com motores turbo. A vitória da Renault, que foi a pioneira dos turbocompressores, no GP da França de 1979, depois de três anos de espera, havia atraído construtores como BMW, Honda e Porsche. A Mclaren MP4/2B era referência. Uma evolução do modelo que, no ano anterior, proporcionara a Lauda seu terceiro título mundial com meio ponto de vantagem sobre Prost.


GP da França de 1979, primeira vitória de um motor turbo na F1.
Ela fora criada pela Mclaren International, fundada por Ron Dennis em 1980 sobre as fundações da Mclaren Cars e da famosa Project Four(MP4), projetada pelo novo diretor técnico John Barnard. Extremamente criativo, esse inglês de 34 anos havia iniciado sua carreira na Chaparral, nos Estados Unidos,foi o primeiro a conceber, e usar no MP4, um monocoque feito inteiramente de fibra de carbono, produzido pela Hercules, uma empresa aeroespacial americana. No ano seguinte, diante da necessidade de ter um motor turbo, a TAG encomendou à Porsche, uma das maiores especialistas em motores turbocomprimidos, um exclusivo motor V6 com ângulo de 90 graus e 1,5 litro de cilindrada.

Prost e Ron Dennis
O Mclaren MP4/2 foi também o primeiro carro a utilizar eficientemente os freios  de carbono da SEP, uma empresa francesa que fornecia peças e equipamentos para a indústria aeroespacial. O MP4/2B de 1985 ainda inovava com uma unidade central de gerenciamento eletrônico, desenvolvida pela Bosh, que comandava a injeção de combustível e a ignição. Dos 510 cavalos do Renault V6 de 1977, a potência dos motores turbo se aproximava dos 880 cavalos nas corridas e de 1.000 cavalos nas classificações. Inovadora no plano da tecnologia e da aerodinâmica, desenvolvida pela dupla Lauda-Prost, a MP4/2B devia sua superioridade a um perfeito compromisso entre a utilização dos pneus e o consumo de combustível, cujo limite por corrida havia caído de 250 par 220 litros.

Lauda e Prost
Motor TAG Porsche
Criado em 1981 para equipar os carro-asa, um conceito que seria proibido no final de 1982, o motor V6 TAG Porsche não perdeu performance. Ele conquistou os títulos de pilotos e de construtores de 1984 a 1986.

Brands Hatch. A redenção. Aos 30 anos, Prost se torna campeão mundial. Com diferença de poucos meses, ele conquista o título 10 anos depois de ter ganho o volante Elf em Paul Ricard.


Prost no podiu de Brands Hatch, comemorando o título de campeão do mundo em 1985
Depoimento de Alain Prost sobre o MP4/2B: "O Mclaren MP4/2B era um bom carro. John Barnard havia retocado numerosos pontos e modificado radicalmente a suspensão traseira. Ele foi particularmente bem sucedido, já que o carro se mostrava espantosamente à vontade nas curvas longas. O motor subia de giro de forma impressionante e o carro tinha uma capacidade extraordinária de se adaptar a todos os tipos de circuitos. O MP4/2B era excelente nas pistas velozes, bom nas de média velocidade, mas um pouco menos eficiente nos sinuosos como Mônaco, que exige boas reacelerações. Em Spa, o carro se revelou um exemplo de eficiência. Nunca tive um carro tão competitivo como naquele ano, ele era tão bo em Nurburgring como em Silverstone ou em Spa."

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