sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Nino, o primeiro

Hoje vamos conhecer um pouco sobre a vida e carreira do primeiro vencedor de GP na Formula 1, quando venceu a etapa inaugural em Silverstone na Inglatera e também o primeiro campeão mundial de Formula 1, quando bateu Fangio e Fagioli na última corrida do ano no GP da Itália em Monza, como Farina chegou até lá e detalhes sobre sua carreira pré-f1 e depois na Formula 1 você conhece agora, boa leitura.

Giuseppe "Nino" Farina
Giuseppe "Nino" Farina, nasceu no dia 30 de outubro de 1906 na cidade italiana de Turim, cresceu sempre envolvido em esportes como atletismo, ciclismo, futebol e equitação, ainda jovem chegou a se bacharelar em Direito, mas nunca exerceu a profissão. Em fins da década de 20 já decido em se dedicar ao automobilismo, Farina obteve algum dinheiro com especulações na bolsa de valores e com ajuda do pai, comprou em 1930 uma Alfa Romeo 1.500, com ela se inscreveu na corrida Aosta - Gran San Bernardo. Nessa prova, onde participou em parceria com seu pai, Nino ainda inexperiente, tentou ser arrojado demais e seu carro saiu da pista, em consequencia da gravidade do acidente, Nino voltaria a pilotar somente em 1933.

Alfa Romeo 1.500
Mais tarde, em uma corrida no circuito de Módena, Farina "em um ímpeto de audácia" como ele mesmo diria muito tempo depois, colocou as rodas de sua Maserati à frente de Tazio Nuvolari. Essa vitória sobre o campeão italiano foi decisiva em sua carreira, Nuvolari quis conhecê-lo e acabou por torna-se seu grande amigo e mestre. Até o fim da temporada de 1935, Nino conseguiu muitas vitórias em grandes prêmios, subidas de montanhas e corridas de velocidade em circuitos permanentes, na Itália e em diversos outros países, pilotando carros Lancia, Alfa Romeo e Maserati.

Em 1936 Farina passou a integrar, com Nuvolari a equipe da Alfa Romeo. Os bons resultados continuaram com segundo lugar no campeonato italiano. No ano seguinte na foi segundo na Mille Miglia; quinto na Copa Vanderbilt, disputada nos Estados Unidos, primeiro no GP Nápoles e segundo no circuito de Valentino. No fim da temporada de 1937 Giuseppe Farina sagrou-se pela primeira vez campeão da Itália. Nuvolari seu mestre até então tranferiu-se para a Auto Union e Farina assumiu o posto de primeiro piloto da Alfa Romeo. Mesmo com um carro pouco competitivo, obteve duas vezes a segunda posição, foi batido por Lang e sua incrivel Mercedes na Copa Ciano e pelo Auto Union de Nuvolari no GP da Itália. Nesse ano, conquistou novamente o título de campeão da Itália.

Tazio Nuvolari, mestre de Farina no GP de Mônaco de 1932.
Farina em 1936
No GP de Ciano de 1939, Farina cruzou sua Alfa Romeo em primeiro lugar, vencendo as sensacionais Flechas de Prata, não conseguiu a mesma façanha no GP da Suiça daquele ano, sob forte chuva Farina com sua Alfa de 1,5 litro não pode resistir aos Mercedes de Lang, Caracciola e Von Brauchitsch. Em 1940 Nino venceu o GP de Tripoli na categoria 1.500cc. Após o longo período da II Guerra Mundial onde as competições esportivas foram banidas, Farina voltou a competir somente em 1946 quando venceu o GP das Nações em Genebra pilotando uma Alfa Romeo 158. Em 1948, com Maserati, conquistou os grandes prêmios de Mar del Plata, Mônaco e Suiça, venceu duas corridas na Argentina e obteve dois segundos lugares, numa prova no Rio de Janeiro e no Daily Express Trophy, em Silverstone.

Farina em 1948 no GP de Turim
Com a criaçao na Formula 1 em 1950, a Alfa Romeo resolveu voltar as competições, ao volante o trio "F" com Fangio, Fagioli e Farina. Na primeira corrida da história da Formula 1 em Silverstone, Farina venceu com facilidade após o abandono de Fangio, Fagioli chegou em segundo. O argentino Fangio venceu a segunda corrida em Mônaco mas Farina voltou a vencer na prova seguinte na Suiça.


O duelo entre ambos continuou no GP da Bélgica, Nino apesar de ter feito a volta mais rápida da prova, com uma média de 185 kmh, terminou em quarto lugar devido a uma queda de pressão de óleo e Fangio voltou a vencer. No GP da França com dificuldades em um reabastecimento impediram Nino de obter uma colocação expressiva. Com a vitória Fangio atingiu 26 pontos, seguido de Fagioli com 24 e Farina com 22. O título de 1950 se decidiria na última corrida do ano, na mítica Monza com o GP da Itália.

Farina vencendo o GP da Inglaterra de 1950, o primeiro da história da Formula 1.
Farina lidera Ascari em Monza 1950
Apesar da vantagem que seus companheiros de equipe levavam sobre ele, Farina não só precisar vencer, como também contar com a sorte para que nenhum de seus companheiros conseguissem o segundo lugar na prova. Farina chegou a Monza decidido a fazer seu melhor, dominou os treinos de forma avassaladora, e liderou toda a corrida, contou com o azar de Fangio logo no ínicio da corrida que abandonou com problemas técnicos . Depois disso contou com uma grande ajuda de Alberto Ascari, que segurando Fagioli na terceira posição deu a Giuseppe Farina a honra de se tornar o primeiro campeão mundia de Formula 1, com o bônus de vencer o GP da Itália em Monza com mais de um minuto de vantagem sobre Ascari, diante de toda sua torcida.

Em 1951 Nino permaneceu na Alfa Romeo com Fangio. Com a retirada da Alfa Romeo das competições, em 1952 Farina passou para a Ferrari e foi companheiro de Alberto Ascari nos carros italianos. Acidentado em Monza no ínicio do ano, Fangio não participou das provas do mundial. Ascari tornou-se campeão mundial com certa facilidade, encontrando adversário à altura apenas em Farina que foi o vicecampeão.


Ainda com Ferrari em 1953, Nino venceu o GP da Alemanha em Nurburgring. Ascari liderou a primeira parte da competição até perder uma roda, passando assim a liderança para Fangio que era seguido por Hawthorn e Farina. Correndo no limite, Nino ultrapassou ambos, conseguindo uma da mais belas vitórias de sua carreira. Obteve outras vitórias no GP's de Nápole e Rouen, ainda venceu os 1.000km de Nurburgring e na Formula 1 foi segundo lugar na Itália, Holanda e Suiça. Seu companheiro Alberto Ascari venceu 6 etapas do mundial e tornou-se bicampeão.

Farina no GP da Suiça de 1953
No ano seguinte Ascari transferiu-se para a Lancia e Farina assumiu o posto de primeiro piloto da Ferrari, começando muito bem o campeonato venceu o GP de Siracusa, no entanto logo depois sofreu dois graves acidentes, o primeiro na Mille Miglia e o segundo nos 1000kmh de Monza que o impediram de disputar o restante da temporada de Formula 1.

Farina em Mônaco 1955, sua última temporada.
Nino só retornaria às competições em 1955, no GP da Argentina em Buenos Aires, ainda debilitado conseguiu um difícil segundo lugar, atrás de Fangio em uma prova que foi disputada sob um fortíssimo calor surpreendendo todos os pilotos. Nas provas restantes não pode competir com os potentes Mercedes. Pouco depois Giuseppe abandonou definitivamente a carreira como piloto.


Durante algum tempo Farina exerceu a presidência da Comissão Esportiva do Automóvel Clube de Turim, no dia 30 de junho de 1966, quando dirigia-se a Genebra na Suiça ao volante de um Ford-Cortina Farina sofreu um acidente fatal perto de Chambery na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário