Fitipaldi em sua primeira vitória na F1 no circuito de Glens
Depois de um periodo totalmente inimaginavel hoje em dia, quando pilotos do campeonato mundial de F1 se inscreviam na famosa 500 milhas de Indianápolis, interessados principalmente no grande prêmio em dinheiro que era oferecido, a F1 se estabeleceu nos Estados Unidos em 1959, disputando sua primeira corrida oficial em solo americano no circuito de Sebring, no ano seguinte correndo em Riverside consagrou vitoriosos dois grande pilotos Bruce Mclaren(1959) e Stirling Moss(1960), a partir dai a F1 começaria uma parceria que se mostrava duradoura, disputando os GP's americanos em Watkins Glen de 1961 a 1980, coroando a primeira vitória brasileira na F1 com Emerson Fitipaldi em 1970 correndo com sua Lotus.
Piquet rumo ao seu primeiro titulo em Las Vegas
A partir dai, interesses da administração da F1, e a falta de interesse do público americano devido a grande fase da Formula Indy culmiram em muitas sedes e poucas certezas, de 1981 a 1983 o GP foi disputado no circuito de rua em Las Vegas, palco do primeiro titulo de Nelson Piquet(1981), em 1984 teve disputados dois GP's em solo americano, contando com o GP de Dallas e Detroit, Detroit acabou se firmando na categoria e teve sua corrida realizada ainda nos anos de 1985 até 1988, onde todos os GP's com exceção da etapa de 1985 foram vencidas por Ayrton Senna, foi em Detroit também a primeira vez que Senna fez o gesto que marcou sua carreira, uma volta com a bandeira brasileira.
Senna agitando a bandeira em Detroit
Já em 1989 a sede do GP Americano foi alterada para a cidade de Phoenix no Arizona, a corrida por lá foi disputada até 1991 quando de forma definitiva os Estados Unidos foram excluidos do Calendário da F1. O circuito de Phoenix assistiu a mais duas vitórias de Senna. 9 anos depois o grande retorno da F1 aos Estados Unidos aconteceu em Indianapolis, templo sagrado do esporte a moto, agora em um traçado feito especificamente para a F1, onde se usava parte do oval e um novo circuito misto, a F1 viveu grandes momentos lá inclusive mais uma "vitória" brasileira em 2002, quando Schumacher devolveu a vitória que Barrichello tinha sido obrigado a dar no GP da Austria.
O GP de 6 carros
Em 2006, problemas técnicos nos pneus geraram um boicote de praticamente todo o grid na etapa americana, culminando a realização da prova com apenas 6 carros no grid, o GP dos Estados Unidos de 2006 é uma das lembranças mais tristes da história da F1, e mesmo realizando a etapa em 2007, quando Lewis Hamilton venceu sua segunda corrida na carreira, a etapa americana sucumbiu ao desinteresse do público e desendentimentos principalmente financeiros entre Bernie Eclestone(FOM) e Tony George(Adminstrador do circuito).
Agora com um novo projeto a pista de Austin tem como missão, resgatar os Estados Unidos como um grande GP do campeonato mundial, a pista pelo que mostra em seu desenho tem tudo para um GP emocionante com subidas descidas, grandes retas e curvas de todos os tipos, a etapa de Austin valendo pelo GP dos Estados Unidos tem como meta ser incluida no calendário a partir de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário