terça-feira, 19 de outubro de 2010

ESPECIAL Mulheres na F1 #2

Seguindo nosso especial Mulheres na Formula 1, teremos hoje o segundo capitulo com a primeira e até os dias de hoje, única mulher a pontuar na Formula 1, Maria Grazia Lombardi, ou apenas Lella Lombardi.

Única

Lella nasceu na cidade de Frugarolo na Itália em 1941, chegou a Formula 1 em 1974 com 33 anos, e fez sua estreia pela equipe Brabham com o BT42/Cosworth no GP da Inglaterra, apesar de seus esforços, Lella não conseguiu se classificar.

No ano seguinte Lella com a equipe March modelo 741/Cosworth participou de 11 grandes prêmios, não se classificando apenas no GP de Mônaco. Abandonou 5 corridas, apesar disso Lella fez história no confuso GP da Espanha, antes de completar 2/3 do total da corrida, o piloto Rolf Stommelen bateu seu carro matando 5 pessoas que assistiam a prova, a corrida assim foi encerrada e Lella que ocupava o sexto lugar tornou-se a primeira e única mulher a pontuar na Formula 1. Obteve também um sétimo lugar no GP da Alemanha além de completar em 14º nos Países Baixos(Holanda), 18º na França e 17º na Áustria. Ainda em 1975 tentou se classificar no GP dos Estados Unidos pela equipe Williams com o FW04/Cosworth, mas não obteve êxito.

Lella no GP da Austria de 74

Em 1976 Lella foi 14º no GP Brasil com um March 761/Cosworth mas na corrida seguinte foi substituída pela sueco Ronnie Peterson, seu companheiro na March durante a temporada de 75, Hans Stuck disse anos depois “Lella sempre ganhava o pior motor, o pior jogo de pneus. Ela era tecnicamente boa, entendia de mecânica, mas a March simplesmente a destratava”. 

No GP da Espanha de 75, prova que marcou meio ponto, a única mulher na história a conseguir o feito.
Ainda tentou se classificar para os GP da Inglaterra e Alemanha com um Brabham BT44B/Alfa Romeo da equipe RAM sem sucesso. Esse GP da Inglaterra é até hoje o único a ter duas mulheres inscritas, além de Lella, Divina Galica fazia sua primeira tentativa de se classificar na Formula 1. Lella encerrou sua carreira a bordo de um Brabham BT44B/Cosworth também da equipe RAM na Áustria chegando em 12º lugar.

Em Interlagos 1976
Lella seguiu no automobilismo até o fim dos anos 80 quando descobriu um câncer, ela faleceu em 1992.

Anos: 1974-1976
Times: Brabhan, March, Williams, RAM
GP’s disputados 17 (12 largadas)
Pontos 0,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário