segunda-feira, 25 de outubro de 2010

GP da Coreia (3)

Após tantos acontecimentos no domingo, quase é inútil dizer algo sobre o sábado, em que Vettel escreveu mais um capitulo de sucesso na sua curta carreira na Formula 1(56 GP’s), marcando a 9ª pole em 17ª possíveis nesta temporada.

Os 3 primeiros no sábado
E no domingo, apesar do excesso de zelo dos comissários em iniciar a corrida, o recorde de voltas atrás do safety car nessa situação não foi batido, ele é do GP do Japão de 2007, quando foram percorridas 18 voltas seguidas atrás do lindo Mercedes com seus faróis verdes e amarelos, pela mesma deficiência do Autódromo da Coréia, falta de drenagam+dilúvio, que no caso de ontem, nem era tanto dilúvio como no Japão 3 anos atrás. Após 3 voltas atrás do safety car, uma bandeira vermelha, mais 14 voltas atrás do safety car, muita cautela do grid inteiro e muita insistência de Hamilton a corrida foi iniciada.

A maior parte do tempo foi assim, SC na pista.
E quando ela começou a Redbull deu uma aula perfeita de como se perde um campeonato com o melhor carro do grid, não são apenas batidas entre companheiros, erros solitários ou problemas domésticos, ele se perde no puro e simples azar, após o erro crucial de Webber que bateu sozinho e ainda levou Rosberg, Vettel viu seu primeiro titulo ficar fora de seus próprios esforços no resto do campeonato quando o motor Renault quebrou, a 9 voltas do final. Some-se a tudo isso a declaração de Vettel após a corrida dizendo sobre suas possibilidades de titulo “Acho que podemos, ainda há 50 pontos em jogo. Claro que teria sido muito mais fácil se tivéssemos vencido hoje. A vida é assim, isso acontece às vezes.” Ou seja, nada de preferência para Webber que precisaria “apenas” vencer as duas próximas corridas com Vettel em segundo.
A Redbull de Webber, era Rally?
E quem aparece a 2 corridas do final pra aproveitar tudo isso, o bicampeão do mundo Alonso, com talento e tranquilidade o sem vergonha do espanhol está ai, com o titulo nos dedos, ele corre pra subir no podium daqui em diante e foi assim que ganhou em 2005 e 2006. Felipe Massa respirou com o podium.

Hamilton deve estar se roendo nesse instante ainda tentando entender como não foi ele quem se aproveitou de todo o azar da Redbull, afinal era ele esteve a frente de Alonso até cometer um erro e perder a posição, sem esboçar grandes pretensões em atacar Fernando depois. Button, só Deus salva.

Alonso é o cara na reta final do campeonato.
Rubens Barrichello vem fazendo mais do mesmo, não que seja ruim, não é isso, mas acho que ninguém duvida que Barrichello faça corridas como fez hoje, então é mais do mesmo e ele ainda dá o azar de Schumacher fazer a melhor corrida do ano e permanecer a sua frente na corrida e no campeonato. Aliás Schumacher vale uma ressalva aqui, ele não só chegou em quarto novamente, mas principalmente mostrou combatividade, coisa que não tinha mostrado nesse nível ao longo do ano, e tem gente que duvida do cara.

Eu não sei qual é a do Hulkenberg, se ele perde a vaga pro Maldonado como publicou a Revista Warmup, ou se permanece, como prega a Globo e as teorias da dupla Galvão/Reginlado, fato que o Nico da Williams resolveu mostrar serviço e fez um final de corrida sensacional, seria uma pena ele perder a vaga. O que muitos ignoram é o fato de que pode ser Barrichello a perder a vaga para Maldonado.
No fim da corrida com a luz natural quase acabando, tivemos imagens sensacionais, como esta.
Corrida boa também para a Sauber que terminou nos pontos com Kobayashi-mito-indestrutível atrás de Heidfeld-alemão-sem-emprego, Liuzzi fez sua melhor corrida do ano, talvez tenha trocado de capacetes com Sutil que cometeu erros de avaliação ridículos.

Os outros brasileiros, Lucas di Grassi bateu no inicio da corrida, disputando posição com Yamamoto, Bruno Senna chegou em 14º a frente apenas de Yamamoto, 9 carros não completaram a corrida.
Duvida do final de semana: O que são essas calcinhas de mentira pra fora da calça?
O primeiro GP da Coréia foi chato pelo excesso de zelo, mas quando os carros andaram pra valer, voltamos a ter aquele tipo de corrida imprevisível, das melhores de se assistir, ainda mais no final, quando o entardecer deixou um visual lindo, triste que tenha durado pouco tempo.

A próxima parada da Formula 1 é no Brasil, em Interlagos e Alonso pode fechar a conta por aqui mesmo.

-

Parceria OCIOSO.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário