quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Memórias de Quinta

Dia 21 de outubro de 1990, há exatamente 20 anos, Ayrton Senna conquistava seu segundo título mundial, e o memórias de quinta relembra como foi.
Senna no grid

Ayrton Senna alinhou para o grid de largada do GP do Japão de 1990 não só para vencer Alain Prost e conquistar o bi-campeonato. Ele Largou disposto a tudo para não perder esse título.

Reflexo claro da decisão do titulo de 89, quando Prost, com uma pontuação superior, jogou sem a menor cerimônia o carro em cima de Senna para ser tri-campeão. Senna não só foi desclassificado da corrida após vencer mesmo com a batida, como passou a ser coagido por Balestre.
Senna e Prost se aproximando da curva 1
Após o campeonato, Senna levantou a possibilidade de abandonar a Formula 1, mas após conselhos de Ron Dennis (chefe da Mclaren) e Yoshiotoshi Sakurai (chefe da Honda), Senna foi convencido a pedir desculpas para Balestre pelas acusações de manipulação do campeonato, acusações que o próprio Balestre admitiu anos depois, eram verdadeiras.

Senna pega Prost pelo meio.

Com esse cenário a luz verde deu início ao GP do Japão, Senna no lado sujo da pista perde terreno para Prost, sem aliviar os dois entram na curva 1 com vantagem para Prost que estava do lado de fora, ou seja, na tangência da curva, mas Senna não iria deixá-lo passar dali, em uma manobra absurda sob qualquer circunstancia, Senna pega Prost pelo meio e defini assim seu segundo título mundial.
Após a batida, os dois abandonam a corrida, assim Senna era campeão.
Anos depois Senna deu uma declaração sobre o ocorrido: “Eu acho que o que aconteceu em 1989 foi imperdoável e eu nunca irei esquecer isso. Eu me empenho em lutar até hoje. Você sabe o que aconteceu aqui: Prost e eu batemos na chicane, quando ele virou sobre mim. Apesar disso, eu voltei à pista, ganhei, e eles decidiram contra mim, o que não foi justo. E o que aconteceu depois foi "teatro", mas eu não sei o que pensei. Se você faz isso, você será penalizado, multado e talvez perca sua licença. Essa é a forma correta de trabalhar? Não… Em Suzuka no ano passado eu pedi aos organizadores para trocar o lado da pole. Não foi justo, porque o lado direito é sempre o sujo. Você se esforça pela pole e é penalizado por isso. E eles dizem: "Sim, sem problema." E depois o que acontece? Balestre dá a ordem para não mudar nada. Eu sei como o sistema funciona e eu pensei que foi mesmo uma merda. Então eu disse a mim mesmo: "Ok, aconteça o que acontecer, eu vou entrar na primeira curva antes - Eu não estava preparado para deixar o outro (Alain Prost) chegar na curva antes de mim. Se eu estou perto o suficiente dele, ele não poderá virar na minha frente - e ele será obrigado a me deixar seguir." Eu não me importo em bater; eu fui para isso. E ele não quis perder a chance, virou e batemos. Foi inevitável. Tinha que acontecer. "Então você deixou isso acontecer", alguém diria. "Por que eu causaria isso?". Se você se ferrar cada vez que estiver fazendo o seu trabalho limpo, conforme o sistema, o que você faz? Volta para trás e diz "Obrigado"? De jeito nenhum! Você deve lutar para o que você acha que é certo. Se a pole estivesse colocada na esquerda, eu teria chegado na frente na primeira curva, sem problemas. Que foi uma péssima decisão manter a pole na direita, e isso foi influenciado pelo Balestre, isso foi. E o resultado foi que aconteceu na primeira curva. Eu posso ter contribuído, mas não foi minha responsabilidade".





 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário