quarta-feira, 8 de setembro de 2010

As decisões da FIA...

A reunião da FIA hoje em Paris foi útil para colocar o serviço em dia, em uma só tacada anunciaram que a Ferrari não será punida, o calendário 2011 e que a 13ª vaga para 2011, tão aguardada vai para... ninguem!
Felipe Massa, Stefano Domenicali e Fernando Alonso, estão assim hoje.
Vamos por partes agora, a decisão de não punir a Ferrari não surpreende ninguem, claro que pra quem valoriza certos aspectos do esporte, a esperança ainda existia, afinal de contas, antes de aspectos morais, uma regra foi quebrada, porem a FIA disse hoje que irá rever tal regra, antes tarde do que nunca. Mas sabiamos que uma não punição as vesperas do GP da Itália, seria o mais comun, então ficamos no obvio, apenas as 100 mil doletas de multa, dadas logo após a corrida e uma meia catupiry e meia mussarela que estamos com fome.
Epsilon Euskadi, nem a favorita conseguiu sua vaga na F1.
Outra decisão muita aguardada era para quem iria ocupar a 13ª vaga na temporada 2011, entre Epsilon Euskadi, Villeneuve Durango e Stefan a FIA não escolheu nenhuma, alegando que nenhuma ofereceu condições para ingressar na F1. Bom vou evitar a piada pronta em dizer que prontas estão Virgin, Lotus e Hispania. Na minha visão o preeenchimento dessa vaga aumentaria as fatias do bolo em mais um, sobrando menos pra quem já está, então é melhor dividir em 12 e todos ficam felizes. Triste é ver o sonho da Stefan ir por água abaixo depois de comprar tudo que a Toyota tinha pronto e ficar pronta para correr já este ano no lugar da USF1, das outras, acredito que Jacques Villeneuve junto com a Durango tenham feito sim um projeto digno para ingressar na F1 e a Epsilon Euskadi sem dúvidas, das três postulantes era a equipe com mais gabarito para ingressar na F1 e não ser aceita, ao meu ver, apenas para não aumentar a divisão do bolo.
Já começou a temporada 2011.
Por fim a FIA também divulgou o calendário 2011 da F1, as maiores novidades são a inclusão do GP da Índia, finalmente conseguindo entrar no calendário depois de anos de espera, e a manutenção da etapa coreana, o que praticamente confirma a prova desde ano. Além disso o Brasil volta a fechar o mundial que será o mais longo da história desde 1963(apesar de o mundial de 63 ter 10 etapas a menos), durando 8 meses e meio com 20 corridas, único ponto para a FIA na reunião de hoje, placar 2x1, a FIA e a gestão do Jean Todt já começam a dever. Outro ponto a se destacar é que nada de corridas em solo Francês para o ano que vem, desde a saída de Magny-Course em 2008, a França não voltou ao calendário e com um presidente francês no comando da FIA, poderiamos imaginar que isso seria prioridade, não é.

Abaixo o calendário divulgado hoje, para a temporada 2011:

13/3 | GP DO BAHREIN | Sakhir
27/3 | GP DA AUSTRÁLIA | Melbourne
10/4 | GP DA MALÁSIA | Sepang
17/4 | GP DA CHINA | Xangai
8/5 | GP DA TURQUIA | Istambul
22/5 | GP DA ESPANHA | Barcelona
29/5 | GP DE MÔNACO | Monte Carlo
12/6 | GP DO CANADÁ | Montreal
26/6 | GP DA EUROPA | Valência
10/7 | GP DA INGLATERRA | Silverstone
24/7 | GP DA ALEMANHA | Nürburgring
31/7 | GP DA HUNGRIA | Hungaroring
28/8 | GP DA BÉLGICA | Spa-Francorchamps
11/9 | GP DA ITÁLIA | Monza
25/9 | GP DE CINGAPURA | Marina Bay
9/10 | GP DO JAPÃO | Suzuka
16/10 | GP DA COREIA DO SUL | Yeongam
30/10 | GP DA ÍNDIA | Greater Noida
13/11 | GP DE ABU DHABI | Marina de Yas
27/11 | GP DO BRASIL | Interlagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário