quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Memórias de Quinta

Largada para o GP Oeste dos EUA em 1980
Em nosso primeiro epsodio da série "Memórias de Quinta" contarei hoje como foi a primeira vitória de Nelson Piquet na Fórmula 1, após a fase gloriosa de Emerson, o Brasil resurgiria com um vencedor de grandes prêmios. A prova que contaremos hoje aconteceu no distante domingo de 30 de março de 1980 em Long Beach, Estados Unidos. Para a corrida Nelson cravou a pole position com o tempo de 1.17.6, o segundo colocado, o francês Rene Arnoux a bordo do Renault RS20 empurrado pelo poderoso motor  Turbo marcou o tempo de 1.18.6, quase 1 segundo mais lento. Além de ser o pole, Piquet havia destruido seu companheiro de equipe o argentino Ricardo Zunino que largaria apenas em 18º com a outra Brabham e o tempo de 1.20.4, quase 3 segundos mais lento. Emerson, largaria em 24º e último com o Copersucar com o tempo 2.21.3 praticamente 4 segundos mais lento que o pole Piquet

Piquet larga bem e é seguido por Patrick Depailler que ultrapassa Rene Arnoux logo no íncio. Emerson fecha a primeira volta em 19º lugar. Piquet inicia a corrida de forma veloz mas conservando bem o carro, vai abrindo diferença na ponta enquanto atrás dele, todos vão se pegando.

Carro de Regazzoni, após o gravissimo acidente
Emerson vinha fazendo uma corrida discreta, sempre entre os últimos mas com sua tocada suave vinha trazendo a sua deficiente Copersucar pra casa. Na 15ª passagem ele ultrapassa o seu empregado, Keke Rosberg e assume a 11ª posição. Fazendo uma tocada firme eles vão subindo de posições, muito pelos abandonos até a quebra do carro do finlandês. Aliás quebras vieram aos montes no GP americano, dos 24 carros que largaram, 7 carros não chegaram ao fim da corrida por problemas técnicos. Além de quebras alguns acidentes marcaram o grande prêmio, o mais grave envolvendo Clay Regazzoni que sofreu multiplas fraturas nas pernas e ficou tetraplégico devido a gravidade dos ferimentos.

Emerson correndo para seu último podium na F1
Após o meio da corrida o GP vai ganhando entornos verde-amarelo, Piquet lidera com sobras e Emerson lembrava seus melhores dias na categoria, travando uma batalha com John Watson da McLaren que havia largado junto com ele no fim do pelotão. Disputando a 4º colocação com uma troca alucinada de posições entre os dois, até que Emerson finalmente vence o duelo. Após a quebra da Renault de Anoux que ia a sua frente,  Emerson que não tinha nada com isso leva o Copersucar a um incrivel 3º lugar, mais de um minuto atrás de Piquet para formar um podium com dois brasileiros, uma transição da era Fittipaldi para a era Piquet e o último podium da carreira de Emerson na Formula 1.

Na frente, Piquet dominou a corrida com classe de campeão e fez o que os ingleses chamam de Hat Trick, Pole Position, volta mais rápida e vitória de ponta a ponta. Incontestável. De quebra, Piquet quebrava um jejum de 5 anos sem vitórias brasileiras na Formula 1. Era o ínicio do novo campeão.

Agora vocês podem curtir a chegada e toda comemoração de Piquet e Emerson em imagens raríssimas, aproveite!
 

 
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário