sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Beltoise, uma vitória, muitas paixões.

Hoje na seção Perfil, conheceremos a história de Jean Pierre Beltoise, grande piloto das décadas de 60 e 70 na Formula 1.

ìnico das corridas com carros em 1966 na Alemanha


Jean-Pierre Beltoise, nascido na França em 1937, o inicio de Beltoise na velocidade aconteceu em corridas de motos, de 1961 até 1964 foram onze títulos nacionais de motociclismo. Beltoise viveu sua primeira experiência em carros na famosa Targa Florio onde utilizou uma Bonnet, ainda com este mesmo carro, participou dos 1.000 quilômetros de Nurburgring e nas 24 horas de Le Mans. Após isso, em 1964 foi convidado por René Bonnet, fabricante de carros, a participar de sua equipe na Formula 2, porém um acidente no circuito de Reims, deixou Beltoise vários meses em recuperaçao. No ano seguinte, já recuperado assumiu a vaga na equipe Matra na Formula 3, a Matra havia comprado a equipe de Bonnet, e logo os resultados de Beltoise começaram a aparecer.

Beltoise em Mônaco 1969
Venceu em Reims e Cognac, chegou em segundo em Ruão, Magny-Cours e Montlhéry e se tornou campeão francês de Formula 3. No ano seguinte passou para Formula 2 e venceu o GP da Alemanha, com os segundos lugares no GP da França e também em Le Mans, tornou-se campeão francês de Formula 2. Disputando a temporada argentina de Formula 3, em 1967, ganhou 4 corridas, o que lhe valeu o apelido de "el Ganador". Em 1968, depois de vencer em Hockenheim, Madri e Zandvoort, foi campeão europeu de Formula 2.

Beltoise liderado por Ickx na França em 1969
Beltoise estreou na Formula 1 em 1969, como companheiro de Jackie Stewart, na equipe Matra, classificando-se em quinto lugar no Campeonato Mundial de Pilotos daquele ano. Com a saída de Stewart da equipe, em 1970, Beltoise tornou-se o piloto número 1 da Matra, porém o carro já não era tão competitivo e Beltoise terminou o campeonato apenas em nono lugar.

A frente de Stewart na Holanda 1970
As maiores vitórias de Jean-Pierre Beltoise, foram com esporte-protótipos da equipe francesa, fazendo parceria com Pescarolo e Cevert. Ai também encontraria sua maior tristeza, o acidente em que morreu o piloto italiano Ignazio Giunti, no 1.000 quilômetros de Buenos Aires de 1971. Acusado por todos como culpado, por empurrar seu carro sem gasolina pelo meio da pista, a FIA o suspendeu das corridas por seis meses.

A frente de Jack Brabham na Espanha 1970
Passou para a BRM em 1972 e com o novo carro conseguiu sua primeira vitória na Formula 1, o GP de Mônaco, disputado sob um verdadeiro dilúvio, essa foi a última vitória da BRM na Formula 1. Venceu ainda em Brands Hatch uma prova de Formula 1 que não era válida pelo campeonato. Em 1973 sua melhor colocação foi um quarto lugar no GP do Canadá. Mas começou bem a temporada de 1974, com o segundo lugar na África do Sul e o quinto na Argentina e Bélgica.
 
Primeira e única vitória na Formula 1 em Mônaco 1972
 Retirou-se da Formula 1 ao fim de 1974. Esporadicamente participou de corridas de Turismo na França, venceu o Campeonato Francês  corrende de BMW. Após isso participou de ralis pela equipe Alpine Renault, carro com qual venceu também o Campeonato Francês de Rali. Durante os anos 80 voltou a correr de turismo.

Jacqueline e Jean Pierre Beltoise
Na vida pessoal, Beltoise casou-se com a irmã de François Cevert, Jacqueline Beltoise. Atualmente vive com ela e torce por seu filho Anthony Beltoise que é piloto de carros de turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário