Depois do especial carros da década, começamos hoje um novo especial, Mulheres na Formula 1, nele você vai conhecer todas as mulheres que disputaram um GP oficial de Formula 1, além das últimas mulheres que tiveram esse prazer de pilotar para categoria máxima do automobilismo. Até a temporada de 2009, 813 pilotos passaram pela Formula 1, destes apenas cinco eram mulheres e somente duas (Lella Lombardi e Maria Teresa de Filippis) passaram dos treinos de classificação, com Lella sendo a única a pontuar. Nenhuma delas teve a chance de guiar um carro competitivo e mesmo que tivessem, a abismal inferioridade numérica deixaria apenas como milagre a possibilidade de uma mulher vencer um GP de Formula 1.
A pioneira
Maria Teresa de Filippis nascida em Nápoles na Itália tinha 32 anos quando se aventurou na Formula 1, após muita experiência no automobilismo italiano, foi contratada pela equipe Maserati e a bordo do modelo 250F participou de 4 corridas em 1958, a primeira delas em Mônaco onde com o 22º lugar, não conseguiu se classificar para a corrida.
Após a frustada tentativa em Mônaco, Maria conseguiu atingir seu melhor resultado na Formula 1 e um feito, ser a primeira mulher a participar de uma corrida oficial de Formula 1, correndo no circuito de Spa Francorchamps na Bélgica, mostra boas qualidades e termina a corrida na décima posição.
Após seu excelente resultado, Maria partiu para Reims onde iria disputar o GP da França, mas não foi sequer autorizada a participar dos treinos para a corrida. A direção da prova não aceitou a inscrição com a seguinte explicação “O único capacete que uma mulher deve usar são as perucas”. Apesar do episodio, Maria tinha outros motivos para se entristesser, Luigi Musso seu grande amigo morreria batendo seu Ferrari.
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Maria em sua primeira participação na Formula 1. |
Maria ainda se classificou em duas corridas naquele ano, no GP de Portugal disputado no circuito urbano do Porto, começou bem a corrida mas na sexta volta seu motor estourou e Maria abandonou a corrida, na sua corrida de casa em Monza com o GP da Itália fez uma corrida incrivel e terminaria a corrida na quarta posição, mas a treze voltas do final, novamente teve um problema no motor e abandonou a corrida.
Não havia sido uma temporada fácil para Maria, com a morte de três pilotos(Musso, Collins e Stuart Lewis-Evans) em três GP’s diferente, a piloto fica muito afetada e só decidi correr a temporada seguinte devido a muitos pedidos do amigo Jean Behra para que formasse com ele sua equipe que construiria seus carros com base no Porsche 718 RSK. Porém quando tentou se classificar para a primeira etapa de 1959 em Mônaco usava um F2 adaptado com motor Porsche RSK e não consegue a classificação para a corrida, tempos depois com a morte de Behra em Avus na Alemanha Maria decidi abandonar as pistas definitivamente, terminando assim a passagem da primeira mulher pela Formula 1.
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Maria em Spa-francorchamps na Bélgica 1958 |
No ano seguinte, Maria casou-se e teve uma filha. Ligada ao automobilismo por toda sua vida, filiou-se ao Clube Internacional de Ex-Pilotos de Fórmula 1, onde é vice-presidente desde 1997. Hoje em dia é avó de duas netas e vive perto de Milão na Itália.
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Maria atualmente |
Anos: 1958-1959
Times: Maserati, Behra
GP’s disputados 5 (3 largadas)
Pontos 0
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