sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O primeiro espanhol

Alfonso de Portago, descendente de nobres espanhóis, Alfonso teve os primeiros contatos com a velocidade participando de provas de bob. Nas Olimpíadas de Inverno de St. Moritz, ainda muito jovem, consagrou-se campeão das pistas de gelo.

Em 1953 Luigi Chinetti ofereceu uma Ferrari para De Portago que disputou a Mexican Road Race. Pouco depois comprou do próprio Chinetti uma Ferrari 3 litros. Com esse carro disputou em dupla com Harry Schell, os 1.000 quilômetros de Buenos Aires, no ano seguinte venceu o Trófeu Governador de Bahamas, no circuito do aeroporto de Windsor, e venceu também o Grande Prêmio do Porto.

Em 27 de junho de 1954, com uma Maseratti, venceu no circuito de Metz. Em 1955 com uma Ferrari, venceu novamente o Trófeu Governador de Bahamas. No ano seguinte ajudado por Chinetti, entrou para a equipe oficial da Ferrari, obtendo, com carros-esportes ótimas colocações e uma vitória no Giro da França, em dupla com o jornalista Nelson.

Estreou na Formula 1 em 1956. No ano seguinte venceu com carros-esporte em Montlhéry e com Formula 1 chegou em terceiro em Cuba. Com uma Ferrari 4.000, De Portago participava da Mille Miglia de 1957. No posto de controle de Bolonha, passou em quarto lugar, atrás de Taruffi, Von Trips e Gendebien. Em Brescia, todos o aguardavam no terceiro lugar, já que estava mais rápido que carro menos potente do belga Gendebien. Antes de chegar a Brescia, nas proximidades de Guidizzolo, um pneu da Ferrari estourou. Descontrolado e em alta velocidade, o carro saiu da pista e avançou sobre os espectadores. De Portago e seu co-piloto Nelson morreram instantaneamente.


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