quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Preview GP do Japão (2)

Suzuka voltou a F1 em 2009.
Continuando o assunto GP do Japão que acontece no fim de semana que vem, coloco aqui alguns momentos marcantes da Formula 1 na pista de Suzuka, que é rica em história no automobilismo e tem como parte integrante uma grande parcela da história da Formula 1.

Mansell após seu acidente em 87
Começamos em 1987 quando o GP do Japão voltou a integrar o calendário da F1, e com ele, a pista de Suzuka. Já em seu primeiro ano, o campeonato mundial chegou para se decidir na pista japonesa, e foi uma decisão estranha, já que o desfecho aconteceu logo no sábado, quando Mansell escapou em sua volta rápida já no inicio da pista, na primeira sequência de "esses", com o acidente, Mansell ficou impossibilitado de participar da corrida e Nelson Piquet ganhou o título, o terceiro, sem maiores esforços.

Nos anos de 1988, 1989 e 1990, Suzuka foi palco de um dos mais belos duelos da Formula 1, Ayrton Senna e Alain Prost, disputaram 3 títulos consecutivos na pista japonesa, com o brasileiro levando vantagem em 2 oportunidades. Em 88, Senna em uma corrida histórica, quando partiu de 14º lugar para vencer a corrida, faturou sem primeiro titulo na Formula 1. Em 1989 o título em Suzuka só poderia ir para as mãos de Prost, Senna apenas poderia adiar a decisão para o GP seguinte, na Austrália e para isso precisava vencer. Em uma batalha épica, Senna e Prost duelaram a corrida toda por décimos de segundo, até que surgiu um chicane no caminho, único ponto, onde dois carros iguais poderiam trocar de posições, só que Prost não aceitou a ideia e Senna acabou sendo atingido pelo francês. Mesmo com Senna vencendo a corrida na sequência, sua desclassificação por ser auxiliado no retorno a pista fez com que Prost se torna-se bicampeão mundial. Em 90 a vendetta de Senna foi aplicada logo na largada, em situação contrária à 89, quem precisava vencer era Prost e Senna deu exatamente o que recebeu no ano anterior, pegou o Prost no meio no final da reta de Suzuka e não teve o menor pudor em admitir isso logo depois na sala de imprensa, era seu bicampeonato.

1988, 1989 e 1990, sempre Senna e Prost como protagonistas do espetaculo.
Chegada em 1991
Em 1991 a F1 vivia novos tempos, tempos em que Prost não tinha um carro para disputar o campeonato. E na corrida pelo título a figura de Mansell voltava a disputa. Em Suzuka apenas Senna poderia ser campeão, com a condição de que Mansell não vencesse a corrida. Dentro deste cenário Senna combinou com Gehard Berger, seu novo companheiro, para que esta partindo da pole, disparasse na frente, e a Senna caberia a missão de segurar Mansell, nada muito difícil, com menos de 15 voltas, Mansell se perdeu no vácuo de Senna no final da reta principal e viu mais uma vez a chance do título escapar em uma nuvem de poeira, mas o GP do Japão de 91 ainda teria mais histórias pra contar, Senna partiu a caça de Berger, ultrapassou e liderou até a última curva, quando cedeu a vitória a Berger. Senna queria repartir com Berger as glórias do título, mas poderia ter sido mais generoso em sua atitude, e como é pouco divulgado, Berger não ficou feliz com a atitude de Senna, muito pelo contrário, mas isso não abalou a amizade dos dois.

Passado o período em que os títulos eram decididos no Japão, a F1 viu grandes espetaculos em Suzuka, em 1993 a espetacular vitória de Senna com um Mclaren que não chegava a ser uma Williams-Renault de Alain Prost, mas que em condições adversar sempre se sobressaia nas mãos de Senna. Em 1994, talvez a maior corrida da carreira de Damon Hill e uma vitória mágica para o piloto inglês.
Hill no diluvio de Suzuka em 94.

Em 1996 a Formula 1, chegou com o título em disputa no GP do Japão, os protagonistas da vez eram Damon Hill e o estreante Jacques Villeneuve. A decisão ocorreu quando um pneu mal fixado no carro de Jacques se soltou a fim da primeira curva e Villeneuve abandonou a corrida. Hill conquistou seu perseguido título de campeão do mundo vencendo o GP do Japão.

O GP do Japão em Suzuka voltou a tradição de decidir títulos a partir de 1998, Mika Hakkinen venceu seu bicampeonato na pista japonesa em 98 contra Michael Schumacher e em 1999 contra Eddie Irvine, em duas corridas de gala do finlandês da Mclaren.

Hakkinen, campeão em 1998
No ano 2000, Suzuka viu um importante capitulo da história do automobilismo, o fim do jejum ferrarista de 21 anos foi quebrado com a vitória de Michael Schumacher no GP do Japão, o alemão conquistava assim seu tricampeonato e a Ferrari, chegava ao título mundial de pilotos, feito não alcançado desde 1979 com Jody Scheckter.

Fim do jejum ferrarista, após 21 longos anos, a Ferrari fez um piloto campeão em Suzuka.
Em 2003, novamente Suzuka decidiu um título desda vez entre Michael Schumacher e Kimi Raikkonen, apesar dos 9 pontos que separavam Michael, o líder e Kimi, a corrida foi muito emocionante e em determinado momento KimiRaikkonen tinha a combinação necessária para se tornar campeão, porém um personagem muito conhecido de nós entrou em cena, Rubens Barrichello Venceu o Grande Premio e acabou com as chancer do finlandês. Schumacher ainda chegou em oitavo e não ficou devendo favores ao companheiro.
Barrichello e Schumacher, amigos em 2003.

O ano de 2005 viu uma das melhores corridas em Suzuka, com o campeonato já decidido a favor de Fernando Alonso, Kimi Raikkonen que largará na 17º posição, venceu a corrida ultrapassando Giancarlo Fisichella na última volta da corrida.

Raikkone ultrapassa Fisichella na última volta do GP de 2005
Schumacher com problemas no motor em 2006.
Em 2006 a disputa do título voltava a ser realizada no circuito de Suzuka, Michael Schumacher poderia atingir o 8º titulo mundial se vencesse a corrida e Fernando Alonso não marcasse pontos, qualquer outro resultado levaria a decisão do título para o GP seguinte, no Brasil. A corrida foi amplamente dominada pela Ferrari, Massa que liderou a primeira volta, logo deu passagem a Schumacher, que liderou a corrida toda até que no terço final sofreu um problema de motor que não só impediu que Schumacher vencesse a corrida, como deu a Alonso que venceria a prova, após ultrapassar Massa, uma vantagem de 9 pontos para a última corrida. Foi um dos últimos grandes capitulos escritos na pista de Suzuka.

Em 2007 e 2008 o GP do Japão voltou a ser realizado em Fuji, e só em 2009, após uma grande reforma, Suzuka voltou a receber a Formula 1. E viu um domínio avassalador da RedBull, com pole, volta mais rápida e vitória, Sebastian Vettel venceu a etapa japonesa com o pé nas costas, prenuncio de um novo domínio? a ver daqui a 10 dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário