segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ESPECIAL GP Brasil #1

Começamos hoje o Especial GP Brasil, na semana de nossa corrida em casa conheceremos mais sobre os brasileiros que venceram o GP de casa, além de um bônus no sábado, o primeiro capitulo com Emerson e o GP Brasil de 1973.



Em 1973 o Brasil passou a sediar oficialmente uma corrida do campeonato mundial, o GP de 72, extra oficial havia ocorrido com sucesso e vitória de Emerson, agora o campeão mundial teria nova chance de correr frente a sua torcida disputando o titulo com Stewart.


Stewart que foi recebido com carinho pela torcida, ao sair da garagem da Tyrrel, ouviu da arquibancada o coro "1,2,3, Stewart é freguês”. “Sou o quê?”, perguntou o escocês. Traduziram e ele britanicamente tirou o boné preto e curvou-se, reverenciando a torcida, torcida que viu o sueco Ronnie Peterson marcar a pole position no sábado com Emerson partindo da segunda posição mesmo após os testes da equipe Lotus em Interlagos, semanas antes visando o GP Brasil, Stewart seria apenas o 8º no grid.

No domingo, o calor consumia Interlagos e a torcida ganhava uma refrescante ducha de água dos bombeiros enquanto esperavam a largada. Logo na partida o publico foi recompensado de qualquer esforço, Emerson saltou a frente de Peterson e Pace pulou para segunda posição com Stewart em terceiro, logo na segunda volta, Stewart já ultrapassa Pace que perde posição para Peterson também, o sueco inicia sua caçada a Stewart mas ela dura apenas até a 6ª volta.
Ickx teve um pneu furado

Com o abandono de Peterson, Ickx já vinha em terceiro brigando com Pace, mas o brasileiro sofria com problemas na suspensão de seu Surtess e abandonou a prova voltas depois. Outro brasileiro que participava da prova com um Surtess alugado era Luiz Pereira Bueno, o brasileiro completou 36 das 40 voltas e fechou na 12ª posição

As posições seguiram inalteradas até o fim, apenas Jackie Ickx teve um pneu furado e perdeu posições para o lutador Denny Hulme que vinha se recuperando de uma má largada para terminar na terceira posição. Emerson sem maiores problemas cruzou a linha de chegada 53 segundos a frente de Stewart e pode aproveitar a primeira vitória de um brasileiro em um GP oficial do Brasil de Formula 1.
Emerson comemora com a torcida.

O relato de Emerson em seu livro Uma Vida em Alta Velocidade: “A torcida ficou alucinada quando cruzei a linha de chegada. Lembro-me de me aproximar da bandeira quadriculada vendo todas as camisetas e as cabeças erguendo-se como um só corpo, toda a arquibancada de pé, gritando e aplaudindo. Vencer o primeiro Grande Prêmio brasileiro, principalmente em São Paulo, era muito especial para mim.”

Parceria OCIOSO.com

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, depois da uma força ai, http://www.gataplus.net
    esperamos vc lá! abraços

    ResponderExcluir