quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ESPECIAL GP Brasil #3



O GP do Brasil de 1983, seria disputado no Rio de Janeiro no autodromo de Jacarepagua e iniciava uma nova temporada da Formula 1 e sua série de mundanças nos carros, fundo chato, o apice dos motores turbos e o baque da morte do fundador da Lotus, Collin Chapman, dizem morto de um ataque cardiaco aos 54 anos.

Nelson Piquet, vinha de uma temporada complicada em desenvolimento no ano anterior, mas começava o ano cheio de expectativas em colher os frutos de seu trabalho e da equipe, e foi assim que ele venceu o GP do Brasil.

Como o reabastecimento não era algo comum naqueles tempos, Nelson Piquet teve a grande sacada do GP do Brasil, largou em 4º mas na 7ª volta ultrapassou Rosberg para assumir a liderança, Nelson conseguiu manter-se a frente de Rosberg até a parada do finlandes nos boxes, durante o pitstop o Williams teve um principio de incêndio e Keke Rosberg saltou fora do carro, com o incêndio controlado, Keke voltou ao cockpit e seguiu na prova.

Enquanto isso quando voltou Keke ainda brigou atrás da Mclaren de Watson até que o motor Cosworth do Mclaren não resistiu, com isso Nelson abriu diferença suficiente para trocar pneus e reabastecer na 40º volta e voltar em primeiro lugar.

Boa corrida fazia Lauda que sem parar nos boxes havia ganhado 6 posições desde a largada, ainda nos pontos completaram a corrida Jacques Laffite em quarto, Tambay em quinto e Marc Surer em sexto.

Ao fim da corrida Keke Rosberg foi desclassificado da corrida e curiosamente a segunda posição não foi passada a ninguem e o GP do Brasil oficialmente não teve segundo colocado.

Pouco importava a Nelson Piquet, o brasileito finalmente poderia comemorar a vitoria mo GP do Brasil, após ser desclassificado em 82. Pista invadida e festa dos cariocas para o carioca mais feliz de Jacarepagua.

Parceria OCIOSO.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário