sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ESPECIAL GP Brasil #5



Timo Glock venceu o campeonato mundial para Lewis Hamilton no GP Brasil de 2008, não que fosse isso que ele queria, mas Timo não tinha nada a perder e decidiu permanecer na pista bem molhada sem trocar pneus, quando quase todos fizeram o oposto. Hamilton se viu na última volta da corrida em 6º lugar atrás do avassalador Sebastian Vettel que havia lhe ultrapassado pouco antes.

Minutos antes da largada
"Eu não sei o que aconteceu" disse Hamilton "Meus pneus ficaram destruidos e não conseguia fazer mais nada além de manter meu carro na pista. Meu coração estava na boca e então ouvi que era a última volta e eu estava acelerando tudo pra chegar em Sebastian, mas eu não iria conseguir. Em seguida a equipe disse que tinha que pegar o Glock, mas eu não sabia onde ele estava, me disseram que ele estava lento mas eu não sabia o quão longe. Fiquei rezando para que eu pudesse pega-lo e quase não acreditei quando o vi na saida da curva 10(junção).

Eu sabia que tinha que passá-lo nas últimas curvas e ele estava na ponta dos pés e consegui passá-lo na última curva. Eu só posso agradecer a Deus. Meu coração estava prester a explodir. Eu não sei como eu mantive a calma."
Massa lidera

Um pouco abaixo dessa emoção estava Felipe Massa, perdendo o campeonato mundial por 1 ponto depois de vencer o segundo GP Brasil de sua carreira. Durante a coletiva Felipe disse "A corrida foi simplesmente perfeita, estou orgulhoso da equipe mas infelizmente perdemos por um ponto, isso é corrida, ela só termina na bandeirada." a frase resignada da situação talvez se devesse mais ao lembrar dos erros da Ferrari durante a temporada e saber que não poderia falar sobre isso, do que qualquer outra coisa, afinal no Brasil ele tinha conseguido o máximo.

Quando Massa desceu da Ferrari, reverenciou o público, e não havia uma alma em Interlagos que não sentia orgulho de Felipe, ele havia sido o herói. Tinha dado a todos aquele momento. A força sobre-humana para conter as lágrima no pódio mostrou a forma como tomou a derrota, com graça e estilo que raramente se vê no esporte moderno.
Interlagos foi palco da decisão mais apertada da história
Foi um confronto tão improvável que até mesmo Hollywood não teria feito um filme assim, os roteiristas teriam rido fora dos estúdios. A realidade é, foi e sempre será mais selvagem que a ficção. Até no centro de imprensa, ingleses e brasileiros concordaram que os dois homen foram campeões. Não se pode dizer que nos livros de história estará assim, mas quem viu Felipe Massa em Interlagos pode sentir um pouco da alegria de um campeão. Os livros não importam.

Levado a protagonista Glock foi perguntado se teria dado o titulo ao Inglês deliberadamente, Glock não poderia ter sido mais perfeito "As pessoas que pensam que eu decidiria o campeonato, ou que eu deixaria Lewis passar, eles não tem uma idéia real sobre o que são corridas".
Massa no podium
Após esse turbilhão de emoções poucos se lembraram que Alonso e Raikkonen cruzaram a linha de chegada antes de Hamilton, e acompanharam Massa ao podium. Nelsinho Piquet bateu logo na primeira volta e Rubens Barrichello fechou o ano com um 15º lugar.

Tanto Lewis e Felipe mereciam o titulo, Hamilton venceu, Massa foi o herói do dia, mas o verdadeiro vencedor era o esporte. A Formula 1 não poderia ter decisão melhor.

Parceria OCIOSO.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário