Quando terminado o GP da Bélgica em Spa, Alonso era dado como carta fora do baralho na disputa pelo titulo, na corrida o espanhol bateu sozinho e ainda viu Lewis Hamilton vencer a corrida e poucos apostariam suas fichas no espanhol. Hoje após duas corridas e duas vitórias de Alonso, Lewis é dado como carta fora do baralho e Alonso é favorito. Como muda rápido essa Formula 1 não? e não poderia ser diferente, a Formula 1 é feita de momentos, e neste momento é fácil apresentar essa aposta. Só que existe ainda um longo caminho até o título mundial, mais precisamente 1.217,7km a serem percorridos.
Vamos analisar até agora, como foi o campeonato dos 5 postulantes ao titulo, e tentar ai, encontrar uma resposta para o que podemos esperar para essas 4 corridas.
 |
202 pontos | 4 vitórias | 1 abandono | pontou 14/15 |
Mark Webber é líder, pois é o mais consistente de todos, Webber só não marcou pontos quando decolou na traseira de Kovalainen, no GP da Europa, teve alguns problemas durante as corridas, mas o que o mais prejudicou foram as largadas ruins, que podem mais ser colocado na conta do carro que na do piloto. Venceu pela primeira vez apenas na Espanha, conseguiu a segunda vitoria consecutiva em Monaco, e venceria a terceira na Turquia mas foi pego pelo companheiro Vettel, chegou em terceiro. Obteve também dois segundos, um na Malasia e outro Bélgica, também foi ao podio em terceiro na ultima corrida em Cingapura. Venho pensando a algum tempo sobre isso, e acho que Webber é o piloto mais motivado para ser campeão em 2010, não que os outros não estejam, nada disso, é que Webber sabe que joga em 2010, talvez a única chance de ser campeão. Webber que já passou por Minardi(02), Jaguar(03,04), Williams(05) e agora na Red Bull desde 2006, obteve ao longo de sua carreira um segundo lugar no GP de Mônaco correndo de Williams em 2005 e uma vitória em 2009 já pela Red Bull no GP da Europa em Nurburgring, Webber não conseguiu sequer almejar vitórias até o ano passado e está completamente focado na vantagem de 11 pontos que tem sobre Alonso e vai ser totalmente cerebral no fim do campeonato e sabemos que Webber faz isso muito bem, além disso Webber sabe desestabilizar seu companheiro e se preciso usa de meios não tão correto pra isso, Antonio Pizzonia conta histórias não muito agradáveis sobre isso, e Vettel, mesmo sendo vedete da equipe austríaca, sofre com isso.
 |
191 pontos | 4 vitórias | 1 abandono | pontou 12/15 |
Fernando Alonso começou o ano com tudo, venceu a prova de abertura no Bahrein e parecia ter em Felipe Massa seu maior rival na disputa do título. Ledo engano, Alonso entrou uma decadência desde então e em 9 corridas conseguiu como melhor resultado um segundo lugar na Espanha e viu equipes como Mclaren e Red Bull superarem de forma avassaladora a equipe Ferrari, chorou, disse que o carro precisava melhorar e depois disso, vejam bem, em 5 corridas Alonso foi segundo na Hungria, e venceu 3 corridas, na Alemanha, Itália e Cingapura, além de abandonar uma, na Bélgica. Ou seja, em 5 corridas Alonso conseguiu mudar um cenário completamente desfavorável, muito mais desfavorável que o de Button, por exemplo, isso mostra a força da Ferrari na arrancada final do campeonato, mas mostra também como tudo pode mudar nessas 4 corridas seguintes. Alonso tem como fator favorável as 3 disputas de títulos seguidas, venceu duas, em 2005 sobre Raikkonen e 2006 em cima de um Schumacher no seu auge, além de perder para Raikkonen o titulo de 2007. Também pesa a seu favor o poder da equipe Ferrari de concentrar-se em um piloto, mesmo Kimi ou Massa em anos anteriores não conseguiram um apoio integral como Alonso terá nessas 4 corridas.
 |
182 pontos | 3 vitórias | 3 abandonos | pontou 11/15 |
No inicio do ano, o piloto da Mclaren número 2,
Lewis Hamilton parecia realmente obedecer ao número de seu carro, viu seu companheiro vencer duas corridas e liderar a primeira dobradinha do ano na China quando chegou em segundo. Ainda amargou um furo no pneu no GP da Espanha, quando era segundo colocado. Mas para Lewis Hamilton qualquer brecha é brecha, após o enrosco das Red Bull no GP da Turquia, Lewis disputou acirradamente a vitória da prova com Jenson Button, vencendo e conseguindo na sequência no GP do Canada a segunda vitória do ano. Com o mesmo número de vitórias de Button e um momento favorável no campeonato, Lewis ainda conseguiu dois segundos lugares em Valência e Silverstone. Depois disso conseguiu apenas colecionar erros, abandonos e apenas mais uma vitória no chuvoso GP da Bélgica. Lewis tem a seu favor a incrível confiança em si mesmo, menos pressão por já ser um campeão do mundo. Como ponto negativo a falta de competitividade da Mclaren nessa fase do campeonato.
 |
181 pontos | 2 vitórias | 2 abandonos | pontou 12/15 |
Sebastian Vettel foi durante muito tempo de 2010, o virtual campeão da temporada, problemas técnico no inicio do ano e mesmo o erro de avaliação na ultrapassagem sobre Webber no GP da Turquia, foram vistos como atenuantes para um domínio avassalador. Com apenas 1 vitoria em 8 corridas, todos esperavam de Vettel que ele engatasse milhares de vitorias e vencesse o campeonato dançando axé com o pé nas costas. Talvez por Vettel ser realmente um piloto acima da média, ter vencido com uma Toro Rosso, um carro ridículo em todas as temporada que Vettel não esteve lá. Mas quando se corre na frente, a situação é diferente. Não que Vettel tenha desaprendido a correr, é que as vitórias devem ser mais constantes e os erros são tratados como uma chaga incurável no curriculum do piloto. Vettel, colocado sob pressão por todos os lados empacou. Venceu mais uma corrida no GP da Europa e só, foi ao podium apenas 3 vezes, duas em terceiro e uma em segunda, no GP de Cingapura, última corrida disputada. Vettel precisa, antes de almejar o titulo, fazer todas as curvas da corrida sem errar e ai se torna favorito.
 |
177 pontos | 2 vitórias | 2 abandonos | pontou 13/15 |
Após conquistar um improvável titulo em 2009,
Jenson Button já começou 2010 no lucro e talvez por isso os resultados tenha aparecido tão cedo, Button venceu na Australia e China quando ninguém esperava isso, porem Button enfrenta sérios problemas nas classificações, Jenson não consegue se colocar sempre a frente e isso reflete na sua pontuação, embora tenha pontuado em apenas uma corrida a menos que Webber, tem a maior diferença para o lider. Button abandonou duas vezes por motivos completamente fora de seu controle, em Monaco um de seus mecânicos esqueceu uma tampa na entrada de refrigeração, resultado o motor não aguentou, e em Spa na Bélgica foi nocauteado por mais um erro de Vettel. Jenson entra como zebra na reta final, mas nada impede esse incrível piloto de uma reação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário